whatsapp

Ceratoses Actínicas


Ceratoses actínicas, também chamadas de ceratoses solares ou queratoses actínicas, são lesões escamosas , endurecidas causadas raios ultravioleta provenientes do sol.

Elas geralmente aparecem em áreas expostas ao sol como face , couro cabeludo calvo , lábios, e dorso das mãos. Muitas vezes são elevadas , ásperas em textura, e se assemelham a verrugas. A maioria tornar-se rosadas ou até avermelhadas.

Se não tratadas, as ceratoses actínicas podem evoluir para carcinoma espinocelular em até dez por cento dos casos. Em casos mais raros, ceratoses actínicas também podem se transformar no carcinoma basocelular, a forma mais comum de câncer de pele.

Na maioria das vezes as ceratoses actínicas desenvolvem lentamente e atingem um tamanho de 5 a 15 mm. Logo no início , eles podem desaparecer para reaparecer mais tarde. Ocasionalmente elas podem coçar coceira ou produzir uma sensação de picada.

Também podem inflamar e até sangrar. Se você tem queratoses actínicas , isso indica que você tem dano solar e pode desenvolver qualquer tipo de câncer de pele.

Quase todas as ceratoses actínicas podem ser eliminadas se tratadas precocemente, antes de se tornarem câncer de pele.

Há várias opções de tratamento e sua escolha depende de características do crescimento e da idade e da saúde do paciente. Os tratamentos comuns podem ser:

Cauterização química

Crioterapia

Curetagem e eletrocoagulação

Lasers

Medicações tópicas ( 5-fluoracil, diclofenaco em ácido hialurônico, imiquimode, mebutato de ingenol)

Terapia Fotodinâmica

Quando o dermatologista suspeita que uma ceratose actínica se transformou em câncer de pele, pode ser feita uma biópsia da pele suspeita.