Hoje, é Dia Mundial do Combate ao Câncer de Mama, esse dia foi criado na década de 90 para promover e conscientizar as pessoas sobre a doença.
O tumor é causado pela multiplicação das células, e tem maior incidência a partir dos 50 anos. Além da idade, existem diversos fatores que podem influenciar no acometimento da doença: obesidade, sedentarismo, consumo de bebidas alcóolicas, menopausa, contraceptivos hormonais, reposição hormonal e histórico familiar de câncer de mama ou ovário.
Em 30% dos casos, pode-se preveni-lo através de prática de exercícios, alimentar-se de forma saudável, evitar o consumo de bebidas alcóolicas, amamentar e evitar o uso de hormônios sintéticos.
Os sintomas da patologia podem ser percebidos através do autoexame: nódulos nos seios, axilas e pescoço, pele da mama avermelhada e retraída, alterações no bico do peito e secreções anormais de líquido.
Quanto mais cedo descoberto, maiores são as chances de ter um resultado positivo com tratamentos menos agressivos.
A confirmação do diagnóstico é feita através de mamografia, ultrassonografia, ressonância e biópsia.
Por isso, todas as mulheres, independentemente da idade, precisam conhecer seu corpo para que a qualquer sinal anormal, procure um Médico!