Poros dilatados, pele seca, rugas e manchas revelam o envelhecimento cutâneo e indicam que a pele do rosto está perdendo sua vitalidade. Por isso, os cuidados devem ser iniciados o quanto antes. Afinal, o que causa o envelhecimento de nossa pele?
Sol
De todos os agressores de sua pele, esse é o mais poderoso. A exposição ao sol causa manchas acastanhadas, vasinhos dilatados na face, pescoço e colo. A pele fica espessada e enrugada. Podem acontecer também problemas mais preocupantes, como câncer de pele. Esse processo de envelhecimento é lento. Muitas pessoas acham que os sinais da exposição ao sol surgem rapidamente, da noite para o dia. Não é verdade. O fato é que a agressão vai se acumulando sob a superfície da pele por anos, antes de se tornar visível.
Chega um momento em que a pele não tolera mais a exposição aos raios ultravioleta. Nesse momento, mesmo uma rápida exposição pode deflagrar uma lesão visível: funciona como aquela gota d´água que faz transbordar um copo completamente cheio.
Cigarro
O fumo, através de alterações bioquímicas, acelera nosso envelhecimento. Causa rugas e deixa a pele amarela e espessa. O momento de parar de fumar é hoje. Quando a pessoa para de fumar, muitas dessas alterações podem ser revertidas. Saiba mais sobre o assunto na coluna Sua pele também reclama do cigarro.
Beber pouca água
Um dos primeiros sinais da falta de água (desidratação) se dá na pele e nas mucosas. Entre as células, temos um líquido intersticial que ajuda na sustentação da pele, entre outras funções. A falta de ingestão de água deixa a pele flácida e sem viço.
Sedentarismo
A prática de atividades físicas traz muitos benefícios para o corpo e para a pele. Melhora a circulação sanguínea da pele, melhora o metabolismo do organismo (evitando o processo de glicação), combate o estresse e melhora a qualidade do sono. Além disso, combate a flacidez, a celulite e a gordura localizada.
Retardando o envelhecimento da pele
Para retardar o envelhecimento da pele, é fundamental minimizar os efeitos nocivos da exposição solar desprotegida. Por isso, é importante aplicar o protetor solar antes de sair de casa e reaplicar o produto durante o dia. Além disso, outros fatores como ter uma dieta balanceada e não fumar também são importantes para a saúde da pele. É importante fazer a higiene adequada, hidratar, usar filtro solar e produtos próprios para cada faixa etária que melhoram a textura e a aparência da pele.